Blog

Como otimizar a sua produção de conteúdo no Marketing Digital

Produzir conteúdo é uma atividade inerente ao processo de comunicação. Em qualquer tipo de de mídia, o conteúdo é a pedra fundamental.


Clique aqui para matéria em vídeo. Clique aqui para matéria em audio.
Mesmo assim, ainda percebo que muitos profissionais tem dificuldade em produzir seu próprio conteúdo. A dificuldade na maioria das vezes vem pelo perfeccionismo, algo persistente no meio digital. Muitas vezes, a produção de conteúdo não vai adiante porque é muito trabalhoso produzi-lo. Mas no decorrer dos anos, eu descobri algo que facilita bastante o processo inicial de produção de conteúdo. Hoje temos 4 tipos fundamentais: texto, áudio, vídeo e imagem. O problema ocorre quando você busca produzir um conteúdo simplesmente pela necessidade, mas desconsidera completamente a sua habilidade natural. Algumas pessoas tem pavor de vídeo, outras escrever textos enormes com a maior facilidade do mundo. Para alguns profissionais, podcast é algo natural e eles se sentem como se estivesse em uma conversa informal. Outros odeiam o som da sua própria voz. É complicado. Na correria e na rotina do dia a dia, você acaba nem pensando no que é mais confortável para você. Só pensa em terminar o trabalho da forma mais eficiente possível. Isso é um erro.

Entenda o que funciona melhor para você

Você precisa entender o que é mais fácil pra você, o que vem com naturalidade. Cada um tem uma ponto forte no processo de comunicação e você precisa explorar o seu. Minha dica é que você sempre comece pelo que é mais fácil, natural pra você. Se você precisa produzir um vídeo, mas odeia gravar. Comece gravando um audio como uma prévia ou escreva um roteiro para que você possa ter como guia depois. Evite produzir um conteúdo e iniciar pelo que gera mais atrito. Dessa forma, fica muito mais fácil manter um ritmo de produção de conteúdo. E você vai reparar, que até a suas atividades de produção para clientes vão melhorar drasticamente. Um abraço,