Blog

É possível prever o futuro no Marketing Digital?

Prever o futuro sempre parece algo mágico, sobrenatural, mas não é. No final das contas, você conhece mais sobre Análise Preditiva do que imagina.


Clique aqui para matéria em vídeo. Clique aqui para matéria em audio.
O ser humano pode ser bem previsível com relação a suas ações e atividades cotidianas, isso faz com que a previsão torne-se algo perfeitamente possível. Eu sempre utilizo nas minhas aulas o exemplo sobre o trânsito. Imagine que hoje é um domingo, a cidade está relativamente tranquila, mas na segunda, as 18:00h na principal região da sua cidade, é bem possível que exista algum tipo de congestionamento. Dependendo da cidade, você pode tratar isso como uma certeza.

Procure por padrões

Como faz parte do dia a dia, poucas pessoas percebem que na verdade, estamos falando de prever o futuro aqui. O mesmo conceito pode ser utilizado para outras ações comuns como: comprar um produto/serviço, ir de um ponto a até o ponto b e outras rotinas diárias ou sazonais. Quando você leva isso para o meio digital, é possível entender melhor o comportamento do consumidor e, em algum nível, antecipar-se a suas necessidades para que ele seja bem atendido. A Black Friday é um bom exemplo. Empresas como Amazon, realocam profissionais de outros departamentos para contribuir no processo de empacotamento de produtos. Caso contrário, muitos pedidos seriam atrasados pelo simples fato de que o empacotamento não é rápido o suficiente. Isso é prever e antecipar-se ao futuro. A minha dica pra você é que fique atento para identificar padrões de comportamento. Quando for analisar, não olhe simplesmente para uma foto do momento, mas veja como essa foto se encaixa em um contexto maior e procure por repetições. Se dentro das repetições você encontrar um padrão, esse é um bom começo para iniciar suas atividades com análise preditiva. Não deixe que o nome assuste, independente do porte da sua empresa, você pode extrair insights valiosos identificando padrões de comportamento. Um abraço,