Blog

Qual é o problema do Contexto no Marketing Digital

Algo que me incomoda profundamente é a utilização de palavras sem sentido. 
Novos jargões, como Growth Hacking (que eu acho incrível), mas que boa parte dos profissionais utiliza pra justificar algo que não é aplicável.


Clique aqui para matéria em vídeo. Clique aqui para matéria em audio.
Uma das frases mais comuns no Marketing Digital é que o conteúdo é rei. É através do conteúdo que as coisas acontecem. Posteriormente houve um movimento grande em torno do contexto, que se o conteúdo é rei, o contexto é a rainha. Alguns até dizem que o conteúdo é deus. Sacanagem. Essa é uma forma comum de expor algo de extrema importância em um segmento, e eu concordo com isso. O contexto é realmente parte fundamental de qualquer processo no digital. Em qualquer evento de comunicação, especialmente no meio digital, falar sobre o contexto é bem comum. O contexto do usuário, contexto do anúncio, contexto de qualquer coisa. Por ser uma palavra simples e citada com tanta frequência, a sua aplicação acaba passando sem que muitos profissionais entendam realmente como aplicá-lo no dia a dia.

Uma palavra e muitas variáveis

Imagina que você fez uma texto complexo, pelo menos vinte páginas e um assunto não muito comum, algo de nicho mesmo. Agora imagine você distribuindo esse conteúdo em uma sexta-feira as 18:00h. Para a maioria duas usuários, esse definitivamente não é um horário para consumir conteúdo analítico. Pode até ser que em um segmento específico sim, mas isso também faz parte de entender o contexto do usuário. Eu ainda vejo profissionais de Marketing Digital fazendo posts, produzindo conteúdo, ebooks, qualquer coisa. Em muitos casos o conteúdo é excelente, mas não tem nenhuma repercussão satisfatória. Em um dos meus testes recentes, descobri que mais de 90% do público que eu envio email marketing durante o horário comercial, consome o conteúdo no desktop. Se eu penso em sempre otimizar para dispositivos móveis porque essa é a tendência absoluta, posso perder uma grande oportunidade de usar um maior espaço de tela para comunicar a minha mensagem. E essa é só uma das variáveis, existem milhares delas. Não é fácil. Gostaria que isso ficasse bem claro, trabalhar com contexto de usuário não é algo simples ou trivial. Você vai realmente ter que se esforçar e elevar o seu jogo no Marketing Digital para conseguir se aproveitar dele de uma forma prática. Sabendo que é difícil, você se prepara melhor e aceita que é possível, aos poucos, construir uma estratégia que irá se utilizar das informações que você tem a respeito do seu usuário.

A receita para trabalhar com o contexto do usuário

A melhor dica que eu posso te dar, é que você seja empático. Sim, assim como o contexto, a dica é simples, mas difícil de aplicar não é? Ser empático com pessoas e situações que te deixam confortável é tranquilo, mas quando estamos trabalhando para outras marcas, nem sempre é o caso. A partir do momento em que você realmente se coloca no lugar do seu usuário. Considerando as circunstâncias, a mensagem e o meio, aí sim você estará apto a trabalhar com contexto de uma forma prática. Um abraço,