Blog

Cuidado com o feed que te paralisa

O feed de notícias ou Stories, é a forma padrão de interação em redes sociais. Se você está lendo esse texto, é bem provável que você passe uma quantia considerável de tempo navegando por redes sociais.


Clique aqui para ver a matéria em vídeo. Clique aqui para ver a matéria em audio.


Com o passar do tempo, eu percebi que é inevitável navegar em um feed sem comparar a sua vida com a de outras pessoas. Parece algo automático. Quando você vê alguém que se relaciona com você em alguma forma, a comparação vem de forma imediata. A principio isso não seria um problema, mas a realidade é que o efeito de comparação tem um efeito paralisante. A partir do momento em que você faz ou deixa de fazer algo porque viu o comportamento de uma outra pessoa, isso passa a ser problemático. Existem pessoas que nos inspiram e isso é bom. Não vou nem entrar nesse mérito. Mas na maioria das vezes, você desiste de um projeto porque alguém já começou. Deixa de fazer algo em que você é mediano, porque alguém de nível excelente já executou.  Existem inúmeras situações onde você acaba sendo prejudicado pelo simples fato de olhar um feed de notícias.

Como resolver esse problema?

A solução é entender o que não te faz bem. Esse autoconhecimento é crucial para os desenvolvimento. O que eu faço é parar de seguir pessoas que não me fazem bem. Por exemplo, existem profissionais que passam o dia todo falando mal de outros. Isso me incomoda e, definitivamente, não me faz bem. O que eu fiz? Parei de seguir essas pessoas. Muitas vezes são até amigos próximos, mas isso não quer dizer que eles tem uma carta branca para fazer você se sentir péssimo

Você vê a largura, mas não a profundidade

Outro problema é quando você olha as conquistas de uma pessoa. É fácil olhar uma foto e imaginar que aquilo foi conquistado em cinco segundos. Pode ter demorado 10 anos para aquilo acontecer, o fato de você ter visto rapidamente no feed, dá a impressão que outras pessoas alcançaram o sucesso muito mais rápido que você. Cada um tem o seu ponto fraco. Para uns é uma faculdade, para outros é casar, outros é ter filhos, para outros é aquele emprego dos sonhos. Comparar friamente pode ser considerado uma doença, e eu te prometo, pode ter efeitos devastadores na sua vida.

O único elemento que ninguém pode copiar

Se você te alguma ideia, um projeto ou algo que queira executar e que está parado. Não faça isso. Vá em frente. Restaure seus planos e realize enquanto você pode. Se outras pessoas já fizeram, não há problema algum nisso. Existe algo que ninguém pode replicar, que é você. Entenda que você é o elemento especial da equação e que qualquer coisa que você fizer, será único, assim como você.

Um abraço,