Blog

Nem só de ROI vive o profissional de Marketing Digital

Eu sou o primeiro da fila quando o assunto é a importância do ROI, especialmente no mercado Digital. Matéria em vídeo: Matéria em audio: Parece contra-intuitivo, mas as métricas consideradas “de vaidade”, podem ser tão importantes quanto o ROI a longo prazo. O ROI é uma métrica que é trazida a existência em qualquer situação onde exista um investimento financeiro com expectativa de retorno.

Só pela descrição, já é possível ver onde teremos um problemas quando vamos utilizar-lo para mensurar relacionamentos no meio digital. Se muito do esforço da sua marca gira em torno do relacionamento com o público, o ROI definitivamente não é a sua única métrica.  E se você como profissional, quer quantificar todas as etapas de uma presença digital, você está em apuros.



Mas e aí, como resolver?

É bem simples na verdade, você não utiliza o ROI para mensurar relacionamentos. Você utiliza para mensurar retorno das suas campanhas e de ações pontuais que tenham começo, meio e fim. Se uma campanha não é focada na venda direta, na conversão imediata ou na captação de leads, você provavelmente está focando marca e relacionamento.

Existe uma série de métricas que você pode utilizar. 
Se sua campanha tiver como target os clientes atuais, o bom e velho NPS (Net Promoter Score) aplicado antes e depois da campanha, é riquíssimo em termos de resultado e compreensão do público. 

Se o objetivo é atingir um público que não conhece a sua marca, trabalhar com alcance, frequência e pesquisa de intenção de compra pode ser o ideal pra você.

Já aconteceu comigo

Por várias vezes, recebi clientes e alunos que foram indicações de pessoas que eu não fazia a menor ideia de quem eram. Pra mim sorte, haviam assistido algum conteúdo meu ou participado de algum evento presencial antes. Ignorar o relacionamento e o trabalho em torno de uma marca através de alcance e frequência, pode inclusive ser o motivo da sua marca não se sustentar a longo prazo.

Então eu descarto o ROI?

Não, por favor, não!
Todos nós temos contas para pagar, e se você não tem um controle a respeito do retorno sobre o seu investimento, bem, fica difícil garantir sua existência como empresa. Eu espero que os profissionais que não leram a matéria, e só viram o título, não fiquem com a impressão que virou bagunça e ninguém precisa reportar resultados financeiro. Minha dica é que você trabalha sua marca e cuide dela com tanto carinho como cuida das campanhas. O retorno financeiro pode não ser imediato, mas sem dúvida ele vai te surpreender e, a longo prazo, será um ativo incrível. Quando trabalhar com Marketing Digital, sempre considere o espectro do relacionamento como uma ferramenta de apoio ao que resultado no ROI, não como algo isolado e que só serve para quem fez comunicação. 

Lembre-se, que toda a relação é uma relação comercial.   Um abraço,