Blog

Nunca trabalhe sozinho no Marketing Digital

Esse é uma assunto um pouco diferente do que eu costumo falar. Mas eu não podia deixar de passar, algo de tão profundo impacto na minha carreira com empreendedor e consultor.


Clique aqui para matéria em vídeo. Clique aqui para matéria em audio.


Algumas pessoas preferem trabalhar sozinhas, até falam que trabalham melhor sozinhas, que não gostam de ser incomodadas, etc. As vezes até rola aquela sensação de que o trabalho rende mais quando está fazendo algo sozinho. Afinal de contas, qualquer relacionamento é trabalhoso não é? Eu era desses. Nunca fui muito bom em trabalhar em equipe e, em qualquer lugar que tivesse a oportunidade, sempre optava por fazer meu trabalhos sozinho. Eu, meu fone, minha vida. Era sucesso. Eu achava que estava arrebentando, de verdade. Me achava muito fodão. Nem preciso dizer que era só uma ilusão né?

Vou te contar o que aconteceu para que eu mudasse de opinião.

Um pouco de contexto

Não sei se você sabe, mas a Estrategi.ca, é uma consultoria de duas pessoas, eu e a Maria Rita. Fazemos tudo junto desde o primeiro dia, e continuamos assim até hoje. Casamos, trabalhamos em esquema de home office e é realmente uma experiência incrível.

Eu sempre valorizei a “opinião” da Maria, mas em um final de ano que estávamos de férias, próximos de viajar, fechamos uma consultoria com uma multinacional voltada para inteligência digital.

Era um trabalho de grande nível de detalhe. Estávamos analisando as interações de mães co filhos de 0 a 12 meses. Uma das etapas do trabalho, exigia uma classificação de um grande número de itens. Um trabalho que normalmente eu faria. Mas naquele dia a Maria que fez. Eu tenho uma certa habilidade com excel e com ferramentas, então imaginei que ela demoraria bem mais que eu para terminar. Sabe o que aconteceu? Ela fez todo o trabalho utilizando 1/3 do tempo que utilizaria normalmente.

Aquele dia eu entendi que trabalhar sozinho realmente é fator que limita o seu crescimento. Você pode trabalhar sozinho, mas é como se estivesse voluntariamente fechando a torneira de resultados. Essa foi só uma das vezes em que isso aconteceu. Eu posso te garantir que acontece com uma frequência maior do que eu gostaria =D

A Maria Rita acaba não aparecendo, ela não é uma fã ávida de redes sociais, mas isso não a desqualifica em nenhum segundo. Muito pelo contrário, oferece uma visão única a respeito do panorama em que trabalhamos.

Ter uma pessoa honesta, que é capaz de apontar erros que ninguém tem coragem perto de você, é um dos maiores presentes do mundo dos negócios e da vida pessoal.

Uma parte essencial para o crescimento

Não é gostoso ser corrigido. Acredito eu que ninguém fica saltando de alegria quando alguém aponta um defeito. Mas mesmo assim, é necessário e vital para o crescimento. A minha dica pra você, é que tenha alguém honesto e com uma visão diferente da sua por perto. E tem mais. Se você for homem, você precisa de uma mulher por perto. Não sei explicar ao certo e nem vou me atrever, mas as mulheres tem uma habilidade de analisar, perceber e executar totalmente diferente dos homens. Pelo menos essa é a minha experiência, e eu realmente não poderia deixar de te contar um dos principais motivos de eu estar onde estou hoje. Um abraço,