Blog

O Manjador do Marketing Digital

Hoje eu queria falar sobre um perfil de profissional que eu acho muito divertido: O Manjador do Marketing Digital.


Clique aqui para matéria em vídeo Clique aqui para matéria em audio
Você encontra em todos os lugares, especialmente em eventos da área e grupos de discussão. É aquela pessoa que tem uma opinião pronta sobre tudo, mas na verdade, nunca fez nada ou quase nada. E isso, com o perdão da palavra, é uma merda!

Quando uma opinião não é tão importante assim

São tantos profissionais falando de recursos, redes e ferramentas dos quais eles nunca tiveram contato, que chega a ser bizarro. Tem que ser muito ousado pra nunca ter usado um recurso e ainda achar que a opinião tem algum peso no mercado. Hoje todo mundo tem direito a uma opinião não é? Sempre foi assim na verdade, mas hoje parece que esse é um discurso consolidado. Talvez o direito a opinião seja o maior amplificador de notícias falsas do mundo. Você não pode corrigir ou apontar um detalhe no discurso de outra pessoa que logo vem o “mas é a minha opinião.”

O pica das galáxias do Marketing Digital

O que eu já vi de pessoas detonando o Facebook Ads não está escrito. Pessoas que nunca fizeram nada, nunca configuraram um mísero pixel. A única coisa que esse profissional fez foi clicar no botão impulsionar, escolher um orçamento e dar Ok. Isso automaticamente o transformou no profissional mais picudo do universo. Quando o assunto é Marketing Digital, você precisa testar, colocar a mão na massa. Tem que saber falar de algo que não seja estritamente teoria. Isso não quer dizer, em nenhuma instância, que a teoria não é importante. Mas quando estamos debatendo algo aplicável e dando sugestões para outras pessoas no mercado, o mínimo é ter um conhecimento prévio do que está sendo falado. O mínimo.

Executar e Contextualizar

Minha dica pra você hoje é que você execute mais. Mesmo assim, entenda que o resultado obtido ele está contido e reservado ao seu contexto. Pode não ser uma verdade absoluta (normalmente não é). Quando for consumir conteúdo de algum profissional, inclusive o meu, entenda que existe um outro contexto diferente do seu em evidência aqui. Seu trabalho é adaptar, entender o que é útil através da execução, ter suas próprias experiências e, a partir daí, o crescimento virá de forma natural. Um abraço,