Blog

Quando entregar um serviço ruim no Marketing Digital

É, eu sei. Parece click bait, mas não é. Eventualmente você precisa entregar um serviço ruim para o seu cliente. “Meu Deus Estêvão, você tá loco?”. 
Não, não estou. Matéria em vídeo aqui: Matéria em audio aqui:


O referencial do ruim

O detalhe aqui é o referencial. 
Eu conheço profissionais incríveis de Marketing Digital. Profissionais que realmente se dedicam, estudam, aplicam o conteúdo e desenvolver trabalhos que são referência. Mas tem um problema nisso tudo. Quando você está num nível mais avançado, o que é muito básico pode não ter apelo algum ou simplesmente parecer um serviço ruim. Quem tem mais experiência, tem mais a provar Do ponto de vista de um profissional mais experiente, entregar um serviço que não seja “o pacote completo” pode parecer sem sentido. As vezes, é exatamente isso que o cliente precisa, algo simples, rápido e prático. Eu percebo que bons profissionais tem até dificuldade em cobrar, porque aquele básico não vai gerar um esforço considerável pra ele. Ao invés disso, muitas vezes o profissional que falar de técnicas avançadas de monitoramento, de gerar inteligência, dados passíveis de ações, etc. Tudo isso está super correto, mas não é correto para todos os clientes em todas as etapas.

O meio é o mesmo, mas os negócios são singulares

Talvez uma das lições mais preciosas que pode-se aprender no Mercado Digital é que existem fases diferentes para pessoas diferentes. 
Pessoas e negócios tem maturidade e necessidades completamente diferentes uns dos outros dependendo da fase em que se encontram. Especialmente quando falamos de maturidade no Marketing Digital. Por conta disso, eventualmente você deve entregar um serviço que seja percebido como ruim do seu ponto de vista, mas nunca do ponto de vista do cliente. 

Um serviço mais no sentido de ser incompleto e de não contemplar todas as possibilidades, do que um serviço feito de forma relaxada.

Empatia e paciência são chave no digital

Como muitos profissionais não tem a menor paciência com os clientes, se você tiver e estiver disposto a caminhar essa jornada digital com ele, explicar quais as chances que ele realmente tem, demonstrar de forma clara como tudo funciona. Bom, eu te garanto que você tem uma grande chance de aumentar significativamente a retenção desse cliente. Talvez a empatia, seja uma das características que esteja mas em falta no mercado digital. A partir de hoje, a dica é olhar para o cliente de uma forma diferente, entendendo a percepção, o momento e a maturidade dele com relação ao meio digital. Só essa dica já vai te economizar muita dor de cabeça e, sem dúvida alguma, vai te render alguns clientes a mais.   Um abraço,