Blog

Sabe, mas não aplica: Inovação, é um processo

Clique aqui para matéria em vídeo Clique aqui para matéria em audio


É estarrecedor o número de profissionais de Marketing Digital que acumula conhecimento e não aplica. Sério, é praticamente um padrão no mercado. E eu entendo perfeitamente, esse mercado é incrivelmente rico e cheio de oportunidades. Por conta disso, existe um vislumbre natural para o segmento. Os profissionais chegam animados, participam de todos os eventos possíveis, acompanham os melhores influenciadores do mercado, fazem cursos, leem livros e passam horas acompanhando as últimas novidades. Com essa quantidade gigantesca de informação, eles ficam animados, pensam em todas as inovações possíveis para o segmento deles, querem trabalhar já. No entanto, quando você vai ver o trabalho desses profissionais, a maioria é bem comum, na média, nada de diferente. Ao abordá-los a resposta é quase sempre a mesma “Ah, você não conhece o interior, as coisas são diferentes.” ou o clássico “Com a verba que eu tenho? Não dá nem pra sonhar.” e por aí vai. São muitas, muitas desculpas.

Porque o conteúdo não é aplicado na prática?

Depois de alguns anos no mercado, eu entendi porque isso funciona e também sei como resolver. Isso acontece porque os profissionais aguardam o momento perfeito, o alinhamento dos planetas, do humor e da boa vontade de todos ao redor, para aí sim apresentar algo novo. Não, não vai acontecer. Na maioria das vezes, você não ter que dar um giro de 180º para aplicar uma estratégia digital. E é exatamente isso que muitos profissionais querem fazer.

Como resolver?

Você resolve fazendo pequenas implementações. Ao invés de mudar 180º, você muda 2º, 5º, colhe o feedback, analisa, amplia o escopo e entende o processo. Não é tão legal quando simplesmente chegar mudando o universo não é? Mas se você quer mudar, esse é o caminho mais fácil.

Como inovar

Se você quer realmente inovar, precisa de processos. A inovação em si tem que ser um processo e tem que ser alocado no seu dia a dia, mesmo no mais corrido dos dias, ela está lá. Quando você entende que a inovação não é um espírito e sim um processo, tudo fica mais fácil e você, sem dúvida alguma, verá mudanças claras no seu método de trabalho. 


Minha dica pra você hoje é que você aplique o que sabe. Eu sei que você tem uma grande quantidade de conhecimento acumulado e que está parado. 
Lembre-se que isso não resolve o problema de ninguém. Transforme o seu conhecimento inovador em pequenos processos que possam ser implementados dentro da sua realidade. Aos poucos, você causará um grande impacto. 

Assim como quase tudo no meio digital, é preciso ter paciência. Um abraço,