Blog

Você vai errar, e isso é bom

Hoje no Marketing Digital temos uma situação muito peculiar, o erro. O erro, o vacilo, a pisada na bola é o que sustenta 90% das piadas e criticas no meio digital. Sacanagem né?


Clique aqui para matéria em vídeo. Clique aqui para matéria em audio.

Não é de hoje

Não é de hoje que eu vejo como o julgamento é pesado em cima de quem erra. Antigamente, profissionais que julgavam, normalmente não estavam fazendo nada de especial, o que já derrubava todo o discurso negativo de forma natural. Mas de alguns anos pra cá, percebi que até bons profissionais, que eu admiro, muitas vezes param pra criticar pesadamente as ações de outros colegas. Você pode ter certeza que eu sou o primeiro a fomentar um bom debate, isso é até natural pra mim. Mas o que eu estou falando aqui é diferente, é daquele profissional que não admite o erro de um outro colega de forma alguma.

O que aconteceu quando eu errei.

Recentemente eu cometi um erro enviando um email marketing com link errado, foi uma tragédia! Felizmente, eu consegui corrigir em menos de 5 minutos, mas para a minha infelicidade total, a correção que eu enviei, foi com outro erro. Obs: eu gravei um vídeo um tempo atrás falando dos principais erros da minha carreira, você pode assistir clicando aqui. A essa altura eu simplesmente desisti e aceitei que havia cometido um erro mesmo. Durante esse intervalo de tempo, recebi comentários de apoio e pessoas bem intencionadas, apontando o erro e sugerindo a correção. E isso foi muito legal. Mas durante o mesmo período, recebi comentários muito negativos do tipo: “Você precisa aprender a enviar email antes de ensinar alguma coisa.” É sério mesmo? Um erro cometido via email marketing invalida minha experiência toda no mercado? Não importa se foi a ferramenta, se você estava num péssimo dia, se estava desatento, se estava correndo por motivo de saúde. Não importa. Alguém vai te julgar pesadamente a cada erro que você cometer.

Como lidar com essa situação

Hoje eu te falo para simplesmente ignorar. Aprenda com as pessoas que querem te apontar uma falha para que você cresça, acredite, elas existem. Mas ignore o discurso de intolerância, e até de ódio de alguns profissionais que fazem plantão para dar risada do primeiro erro que um amigo comete. Os profissionais de Marketing Digital são inseguros por natureza. A maioria deles passa uma boa parte do dia comparando seus esforços com o dos concorrentes. A única diferença é que no final do dia, para sentir-se bem, ele chama isso de benchmarking. É, eu sei, eu já estive lá.

Se você está fazendo algo que importa, você vai errar

A minha dica pra você é que você tenha mais empatia por outros profissionais, mesmo os concorrentes. Um dia é ele, outro dia é você. Eu entendo que existem exceções, existem situações que precisam ser desmascaradas por exemplo. Mas não desperdice seu tempo rindo da desgraça alheia no mercado, você vai se sentir muito melhor se oferecer ajuda ao invés de apontar o dedo. Se nós tivermos uma mentalidade orientada para o crescimento coletivo, todos vamos sair ganhando. E a única coisa que eu posso te prometer, é que você vai errar. Você provavelmente está errando agora e ninguém está vendo. Você vai pisar na bola, vai vacilar, vai enviar algo que não está pronto, vai esquecer de subir o post na hora certa. Você vai errar. Não é praga, é a vida. Quando você errar, conte com o meu apoio ok? E ofereça a mesma cortesia para as pessoas ao seu lado. Os únicos que não estão errando, são aqueles que estão muito ocupados observado o trabalho dos outros, jogando seguro, fazendo só o básico sempre. Não seja um covarde do Marketing Digital, tenha ousadia pra ir lá, fazer, testar, errar, aprender e ser um profissional melhor a cada dia. Um abraço,