Relevance Score ou Pontuação de Relevância é uma métrica que sempre existiu, ela só não era visível para o público.
A maioria das redes de anúncios baseadas em leilão possuem alguma métrica que classifica e posiciona os anúncios de acordo com a sua relevância/qualidade.
O que é considerado para a métrica Relevance Score
Quando você publica um anúncio, há uma expectativa de interação por parte do Facebook.
Isso é feito considerando dados históricos de interação para o segmento que você escolheu atingir.
Sabemos que o Facebook só pode prever o futuro com base em dados históricos. Por conta disso, a métrica Relevance Score precisa no mínimo de 500 impressões diárias para ficar disponível.
Para gerar a Pontuação de Relevância do anúncio, o Facebook considera a expectativa vs realidade do feedback negativo e positivo.
Feedback Positivo
O feedback positivo é baseado nas interações positivas que acontecem em seu anúncio, aqui temos likes, comentários, impressões, cliques, (…)
Uma dica interessante aqui é considerar o objetivo da campanha de forma apropriada.
Por exemplo, o seu objetivo é cliques para o site e as pessoas não estão clicando no seu anúncio. Isso quer dizer que seu anúncio não é assim tão relevante para eles, certo?
A mesma situação se enquadra para outros tipos de objetivos de campanha.
O Facebook não deixa claro qual é o peso das ações voltadas para os objetivos de campanha. Também não deixa claro qual é o peso atribuído para as interações na unidade de anúncio. Isso com certeza é proposital. Se fosse possível saber exatamente o peso de cada um, seria bem simples manipular o anúncio para que ele tivesse sempre uma pontuação de relevância alta.
Feedback Negativo
Aqui entram as interações negativas como: ocultar o anúncio, ocultar todos os anúncios de uma página, retirar o like da página por conta do anúncio, além do temido reportar como spam.
Um detalhe importante sobre o feedback negativo é que o Facebook não considera o feedback negativo da distribuição orgânica dos anúncios. Por exemplo, você publica um anúncio, ele possui X de alcance pago, depois aparece um X+1, sendo o +1 proveniente de alcance orgânico. Se um usuário reportar como spam um anúncio que chegou para ele via alcance orgânico, esse feedback negativo não será considerado na sua Pontuação de Relevância.
Acho justo, você não pediu para esse anúncio chegar até essa pessoa e não deve ser julgado por isso 😉
Relevance Score vs valor no leilão
Considere que a Pontuação de Relevância também é um fator de posicionamento de anúncios. Nesse caso, você pode ter um anúncio melhor posicionado do que quem paga mais. Mas lembre-se, isso é só uma possibilidade e não uma garantia.
De acordo com o Facebook, o anúncio com valor fixo mais alto no leilão tem prioridade sobre a pontuação de relevância.
Conclusão
É muito interessante que você entenda como funciona a métrica, mas o mais importante quando você faz um anúncio é que o seu objetivo de negócio seja satisfeito. Se o objetivo é cliques, que tenha cliques, se é views, que tenha views, se é conversão, por favor, mais conversões.
Repare na imagem abaixo. O Facebook me disse que o anúncio estava com performance superior a 99% dos anúncios para segmentos semelhantes.
O resultado do anúncio foi bem interessante, mas sabe qual era a Pontuação de Relevância dele? Era 4. Sim, um simples e medíocre número 4.

Então a lição aqui é de que uma métrica sempre será ótima para te guiar em um objetivo específico, mas um conjunto de métricas proporciona contexto. E é partir daí que você começa a realmente entender como as pessoas estão interagindo com suas unidades de anúncio.
Um abraço 😉